terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Brasília e as invasões


Na semana que passou assistimos pela televisão a uma ação policial para remover invasores na área do Itapoã , o qual embora  hoje elevado à categoria de cidade, também começou com uma invasão. E por que tais fatos estão sempre acontecendo no Distrito Federal? Muitas podem ser as respostas mas certamente uma delas é incontestável: a falta de uma política habitacional séria em Brasília que permita o acesso à moradia, especialmente para aquelas camadas mais pobres da população. 
A invasão na área do Itapoã é emblemática. Pressionada pela falta de opção de moradia a população mais pobre do Paranoá e outras regiões de Brasília ocupam uma área entre o “Condomínio Itapoã” – um parcelamento irregular em área da aeronáutica – e uma área de chácaras da Zoobotânica. A seguir vem a ocupação dos lotes desocupados do condomínio e a seguir ao lado do condomínio na direção de Sobradinho. Palco de interesses políticos a invasão à época recebeu mais de uma vez a visita do então governador, trocando terra pública por votos.  Agora, em ano eleitoral a história se repete. À necessidade real da população pobre sobrepõem-se o interesse eleitoreiro de alguns. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contas da Secretaria de Saúde em 1997 e 1998 estão legais

O Tribunal de Contas do Distrito Federal aprovou todas as contas dos anos 1997 e 1998 da Secretaria de Saúde do DF, época em que Maria José ...